Compartilhamos palavras inspiradoras de mulheres CEOs sobre o que é preciso para abrir caminho.

Indra Nooyi, antiga diretora-geral da PepsiCo, quase duplicou as receitas da empresa durante o seu mandato. (Crédito: Fórum Económico Mundial, Flickr)
Não é segredo que o mundo dos negócios sofre de desigualdade de género, especialmente nos cargos de chefia.
Apenas 8,8% dos CEOs da Fortune 500 são mulheres, um número que se moveu “em ritmo de caracol” ano após ano, especialmente para mulheres de cor, de acordo com o Relatório 2022 Women CEOs in America.
Há muitas razões para isso, desde uma cultura de “clube de meninos” que assola as empresas até a pressão adicional sobre as mulheres para priorizar a maternidade em vez de outras ambições. E quando as mulheres conseguem chegar ao topo da escada, são frequentemente rotuladas como “mandonas”.
Apesar destes obstáculos, inúmeras mulheres têm-se esforçado e alcançado marcos importantes no mundo dos negócios – desde Ursula Burns, que se tornou a primeira mulher negra a dirigir uma grande empresa americana, até Sara Blakely, que se tornou a mais jovem bilionária do mundo.
Aqui está uma lista de citações inspiradoras de actuais e antigas mulheres CEOs.

“Faço negócios tanto com o meu coração como com a minha cabeça, tanto a nível pessoal como profissional.” – Ursula Burns
Embora Ursula Burns tenha feito parte dos conselhos de administração da ExxonMobil e da Uber, é mais conhecida pelo seu tempo como CEO da Xerox de 2009 a 2016. Esta função fez de Burns – que foi criada num projeto habitacional de baixos rendimentos no Lower East Side de Manhattan – a primeira mulher negra a dirigir uma empresa da Fortune 500.
Em 2009, o Presidente Barack Obama nomeou-a líder da sua iniciativa STEM e presidente do Conselho Presidencial para as Exportações, onde viajou com ele numa missão comercial histórica a Cuba. Depois de se aposentar da Xerox, ela assumiu outro cargo de CEO na VEON, uma empresa holandesa de serviços de telecomunicações. E em junho de 2021, Burns lançou o seu livro, Where You Are Is Not Who You Are.
“Façam cada trabalho em que estão como se o fossem fazer para o resto da vossa vida e demonstrem que são donos dele.” – Mary Barra
Mary Barra chegou ao topo da General Motors Co. em 2014, após uma impressionante carreira de décadas, fazendo história como a primeira mulher CEO de qualquer grande fabricante de automóveis do mundo.
A empresa estava a lidar com dezenas de recolhas de segurança quando Barra foi nomeada CEO e teve de testemunhar perante o Senado. (Muitas empresas têm sido acusadas de promover mulheres apenas em tempos de crise – um fenómeno conhecido como “penhasco de vidro”). Em resposta, ela implementou várias novas políticas de segurança. Barra tem sido elogiada pela sua capacidade de trabalhar sob pressão, utilizando a inovação para resolver problemas de forma rápida e eficiente.


“Ter esses momentos desconfortáveis. Porque acredito firmemente que são esses momentos que nos fazem crescer mais, mas que também nos diferenciam mais na nossa carreira.” – Corie Barry
Quando Corie Barry foi nomeada CEO da Best Buy em 2019, aos 44 anos, ela era a CEO mais jovem de uma empresa da Fortune 100 na época. Após apenas um ano no cargo, a Fortune nomeou Barry na sua lista de mulheres mais poderosas.
Sua liderança é definida por seus esforços para apoiar os funcionários por meio de iniciativas como mentoria reversa, trabalho-estudo corporativo e estágios. Sob a sua liderança, a Best Buy estabeleceu parcerias com faculdades e universidades historicamente negras e afectou mais de 44 milhões de dólares à diversidade, inclusão e esforços comunitários.
“O meu pai encorajava-nos a falhar. Quando éramos pequenos, ele perguntava-nos em que é que tínhamos falhado nessa semana. Se não conseguíssemos alguma coisa, ele ficava desiludido. Mudou a minha mentalidade desde muito cedo, dizendo que o fracasso não é o resultado, o fracasso é não tentar. Não tenhas medo de falhar”. – Sarah Blakely
Sara Blakely – a empresária que criou a Spanx – tornou-se a mais jovem mulher bilionária do mundo em 2012. Começou a sua empresa 12 anos antes, utilizando 5.000 dólares das suas poupanças pessoais, enquanto ainda trabalhava a tempo inteiro no seu emprego diário, vendendo aparelhos de fax de porta em porta.
O seu negócio arrancou em 2000 quando Oprah Winfrey apresentou a Spanx no seu programa. Filantropa devotada, Blakely assinou o Giving Pledge em 2013 e, mais recentemente, comprometeu-se a disponibilizar 5 milhões de dólares para apoiar pequenas empresas geridas por mulheres durante a pandemia.


“Só porque é Diretor Executivo, não pense que já chegou ao fim. Tem de aumentar continuamente a sua aprendizagem, a sua forma de pensar e a sua forma de abordar a organização. Nunca me esqueci disso.” – Indra Nooyi
Indra Nooyi tem sido consistentemente classificada entre as mulheres mais poderosas do mundo, e por boas razões. Nooyi começou a sua carreira na Índia e mais tarde juntou-se à PepsiCo em 1994, tornando-se a sua primeira mulher CEO em 2006. Durante os seus 12 anos de mandato, Nooyi liderou uma grande reestruturação e, num esforço para que a empresa oferecesse uma variedade mais equilibrada de produtos, supervisionou a aquisição da Tropicana e uma fusão com a Quaker Oats.
Sob a sua liderança, as receitas da PepsiCo aumentaram de 35 mil milhões de dólares em 2006 para 63,5 mil milhões de dólares em 2017. Em 2021, Nooyi lançou o seu livro de memórias, My Life in Full: Work, Family, and Our Future, e foi introduzida no National Women’s Hall of Fame.
“Seja autêntico. Seja você mesmo e trabalhe em lugares que realmente acolhem quem você é. Levantar-te-ás todas as manhãs apaixonadamente empenhado em fazer a diferença. Deixem as vossas impressões digitais. Pense realmente … qual é o impacto que eu tive por causa deste trabalho?” – Karen Lynch
Karen Lynch, presidente e diretora executiva da CVS, ficou em primeiro lugar na lista das mulheres mais poderosas da Fortune nos últimos dois anos. Assumiu o cargo durante a pandemia de Covid-19, depois de ter sido a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Aetna. Sob a liderança de Lynch, a CVS Health administrou a vacina contra a Covid-19 em mais de 40.000 instalações de cuidados prolongados e nas Farmácias CVS em todos os EUA. A CVS também apoiou comunidades vulneráveis e de baixos rendimentos através de uma parceria com a Lyft e a YMCA para expandir o acesso à vacina contra a Covid-19 nessas comunidades. E no ano passado, Lynch liderou a iniciativa para combater o imposto cor-de-rosa, reduzindo os preços dos produtos menstruais.


“Não tenhas medo de aceitar os trabalhos difíceis. Desenvolverá confiança ao lidar com questões difíceis que o ajudarão para o resto da sua carreira.” – Geisha Williams
Quando Geisha Williams tinha cinco anos de idade, ela e seus pais imigraram de Cuba para os Estados Unidos como refugiados políticos. Embora não soubesse falar inglês quando chegou, Williams cresceu e foi a primeira pessoa da sua família a receber uma educação universitária e entrou no campo da energia e da eletricidade. Entrou para a PG&E em 2007 para supervisionar as operações eléctricas da empresa antes de ser nomeada presidente e diretora executiva 10 anos mais tarde – o que a tornou na primeira mulher latina a dirigir uma empresa da Fortune 500. Sob a sua liderança, a empresa afirma ter fornecido quase 80% de eletricidade isenta de gases com efeito de estufa a 16 milhões de pessoas no norte e centro da Califórnia, e a melhor fiabilidade eléctrica da história da empresa.
“Não fiques em silêncio na sala. Mesmo que penses que vais cometer um erro, é melhor do que ficares sentado e calado, porque começas a sufocar… Por isso, põe as coisas lá fora e sente que tens valor.” – Rosalind Brewer
Rosalind “Roz” Brewer foi nomeada CEO da Walgreens Boots Alliance em 2021, tornando-a a única mulher negra no comando de uma empresa S&P 500. Ela ocupou cargos executivos na Kimberly-Clark, Walmart, Sam’s Club e Starbucks – e em 2019, ela foi a única mulher negra a fazer parte do conselho da Amazon. Durante seu tempo como CEO da Starbucks, Brewer recebeu o prêmio Legacy of Leadership de sua alma mater, Spelman College. Ela é conhecida por usar sua posição de poder para defender a diversidade e a inclusão, implementando treinamento de preconceito racial para funcionários e políticas inclusivas da empresa. Brewer é regularmente incluída nas listas das Mulheres Mais Poderosas da Fortune e da Forbes.


“Alugamos o nosso título, somos donos do nosso carácter.” – Thasunda Brown Duckett
Thasunda Brown Duckett é presidente e diretora executiva da Teachers Insurance and Annuity Association, ou TIAA, uma organização da Fortune 100 que presta serviços financeiros nas áreas académica, de investigação, médica, cultural e governamental. Duckett juntou-se à TIAA depois de ter sido CEO do Chase Consumer Banking, onde supervisionou uma rede bancária com mais de 600 mil milhões de dólares em depósitos e 50.000 funcionários. O seu cargo na TIAA torna-a a quarta mulher negra na história a ocupar o cargo de Diretora Executiva da Fortune 500. Além disso, Duckett faz parte do conselho de administração de várias organizações, como a Nike, o National Medal of Honor Museum e o Economic Club of New York.

“Encontrar a liderança requer vigilância, trabalho árduo, aversão à complacência e à autossatisfação – e uma vontade de fazer mudanças quando estas são necessárias, por mais dolorosas que sejam.” – Katharine Graham
Katharine Graham fez história como a primeira mulher CEO de uma empresa da Fortune 500 quando assumiu o cargo de CEO do The Washington Post. É mais conhecida por ter publicado os Pentagon Papers e por ter apoiado a investigação do Post sobre o escândalo Watergate, que acabou por levar à demissão do Presidente Richard Nixon. Em The Post – o filme de 2017 sobre os Pentagon Papers – Graham é retratada por Meryl Streep. No seu livro de memórias vencedor do Prémio Pulitzer, Personal History, Graham descreve em pormenor as suas dificuldades iniciais como a primeira e única mulher a deter tal poder na publicação e como aprendeu a confiar no seu próprio conhecimento e intuição. Graham é recordada pelo seu papel na defesa da integridade da imprensa livre, mesmo quando lhe foram feitas ameaças.
artigo “10 Citações de Liderança das Mulheres Mais Realizadas nos Negócios” destaca as palavras inspiradoras de líderes femininas que superaram desafios significativos para alcançar o sucesso no mundo corporativo.ssas citações enfatizam a importância de liderar com autenticidade, perseverança e coragem.las servem como um lembrete poderoso de que, apesar das adversidades, é possível alcançar posições de destaque e promover mudanças significativas.o internalizarmos essas lições, somos incentivados a adotar uma abordagem de liderança que valoriza a integridade, a inovação e a resiliência, pavimentando o caminho para futuras gerações de líderes.