Afinal qual é a diferença entre as redes sociais? Como entender o perfil de cada uma delas pode ser crucial para seu sucesso na presença online?
Estar no universo online e com presença constante nas redes sociais é crucial para a prosperidade do negócio seja ele pequeno ou grande. Portanto estar online é praticamente mandatório.
Importante lembrar que não basta apenas estar presente, é preciso estar presente de maneira estratégica com as redes sociais que mais são adequadas com o perfil do seu público. Portanto, de nada adianta, por exemplo, estar na rede do TiK Tok se seu público possui mais de 40 anos e não está interessado em entretenimento, e assim por diante.
Compreenda o seu público alvo e as redes sociais
Contudo como você pode obter informações sobre os públicos e como se conectam com as redes sociais?
1 – Realize uma pesquisa de mercado
2 – Análise dados e métricas relacionadas as redes sociais
3 – Crie e analise personas de possíveis compradores
Além disso, ao se conectar com essas informações você conseguirá ter clareza de qual é a rede social ideal para o seu público.
Plataformas de redes sociais e suas características
1 – Facebook: Possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais e é a plataforma mais popular do mundo. Adequado para todo tipo de negócio e permite compartilhamento de vídeos, fotos e textos.
2 – Instagram: o Instagram já é uma plataforma visual que se concentra mais em vídeos curtos e fotos. Ideal para quem possui um negócio de produtos ou serviços atraentes visualmente.
3 – Twitter: O twitter é uma plataforma estilo um pequeno blog que permite compartilhar mensagens curtas. Adequado para empresas que desejam compartilhar atualizações rápidas.
4- Linkedin: Voltada mais para empresas o Linkedin é uma ótima ferramenta para quem deseja oferecer serviços e produtos para B2B.
5 – Youtube: Excelente plataforma para quem facilidade em gravar vídeos. Perfeito para tutoriais e demonstrações dos produtos.